Congresso SATERGS

Palestrantes


 

ALEXANDRE CHAVES BARCELLOS

Advogado, Pós Graduado em Direito Empresarial pela FGV, especialista em Direito de Família, Civil e Agrário. Integrante da Comissão de Direito Agrário da OAB-RS. Proprietário do escritório Alexandre Chaves Barcellos Associados desde 2003 e Vice-Presidente do Sport Clube Internacional.

GUSTAVO JUCHEM

Advogado, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS, Especialista em Direito do Trabalho pela UNISINOS, Especialista em Gestão Empresarial pela FGV, Vice-Presidente de Assuntos Jurídicos do Sport Club Internacional, Diretor-Tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul, Membro do Conselho de Relações de Trabalho da FIERGS, Diretor do Departamento de Direito do Trabalho do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul – IARGS, Ex-Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Rio Grande do Sul – SATERGS, Ex-Diretor da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT e Membro da Comissão Especial da Justiça do Trabalho da OAB/RS.

HUGO CARLOS SCHEUERMANN

Ministro do Tribunal Superior do Trabalho.

Juiz do Trabalho desde abril de 1989, tendo assumido como Desembargador no TRT da 4ª Região (RS) em janeiro de 2003, Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Pós-Graduado como Especialista em Direito Processual do Trabalho e Direito Previdenciário pela Universidade Santa Cruz do Sul (UNISC). Professor de Direito Processual do Trabalho e Palestrante em diversos eventos jurídicos.

JERÔNIMO GOERGEN

Deputado Federal, Formado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e Pós-Graduado em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUC). Foi assessor especial do Ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, e começou sua vida pública na juventude do Partido Progressista gaúcho, da qual foi seu presidente. Entre as principais ações legislativas, destaque para o trabalho como relator da Lei de Liberdade Econômica, relator do Livro de Conhecimento e Cumprimento de Sentença do Novo Código de Processo Civil (CPC). Foi o autor da Nova Lei dos Aeronautas, da Nova Lei do Motorista, da proposta de saneamento das instituições de ensino superior (Proies), Novo Marco das Telecomunicações e das regras de gestão e transparência no esporte, entre outras.

LUCIANO BENETTI CORREA DA SILVA

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.  Foi Presidente da Sociedade dos Advogados Trabalhistas de Empresas do RS (SATERGS) no biênio 2007 a 2009. Professor de Direito Processual do Trabalho durante 20 anos no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Participou de várias bancas de concurso para Juiz do Trabalho Substituto da 4ª Região como representante da OAB/RS.  É Conselheiro Seccional da OAB/RS desde 2007, entidade da qual foi vice presidente da Comissão Especial da Justiça do Trabalho no triênio 2016/2018.  Desde 2007 é integrante do Conselho Deliberativo do Grêmio Football Portoalegrense.

NESTOR FERNANDO HEIN

Diretor Jurídico do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense; Diretor do Departamento Jurídico da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul - FARSUL. Chefe da Assessoria Jurídica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR/RS e Sócio fundador do Escritório HEIN, BUSS & SAMPAIO ADVOGADOS ASSOCIADOS. Foi Ministro do Tribunal Superior do Trabalho – TST, Brasília/DF.

NEY JOSÉ DE FREITAS

Desembargador Aposentado do TRT/PR, onde exerceu as funções de Corregedor e Presidente. Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (2011/2012). Especialista, PUC/SP, Mestre, PUC/PR. Doutor UFPR. Pós Doutor pela Universidade de Salento, Lecce, Itália. Professor (licenciado) da PUC/Pr. Advogado e Ocupante da cadeira 50 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho.

PAULO UEBEL

Bacharel em ciências jurídicas e sociais pela PUC-RS, especialista em direito tributário, financeiro e econômico pela UFRGS e em liderança global pela Georgetown University. Possui mestrado em administração pública pela Columbia University, em Nova York. Foi Secretário Municipal de Gestão de São Paulo (2017/2018). Atualmente, é Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

RICARDO MARTINS COSTA

Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região – RS; Integra o Órgão Especial; a 11ª Turma e a 2ª Seção de Dissídios Individuais do Tribunal, além de ser o Coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas do TRT-RS (NUPEMEC), e o Vice-Diretor da Escola Judicial do Tribunal, eleito para o cargo de Diretor da EJ4 para o biênio 2020-2021. Tem MBA em Poder Judiciário, obtido em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu pela Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas – FGV.   

ROMILDO BOLZAN JÚNIOR

Formação em Direito (PUCRS) com especialidade em Direito do Trabalho. Presidiu a Associação Gaúcha dos Municípios e a Associação dos Municípios do Litoral Norte. Vereador (1982); Vice-Prefeito de Osório (1988) e Prefeito de Osório (1992, 2004 e 2008) pelo PDT. Presidente do PDT/RS entre 2008 a 2014. Conselheiro do Grêmio há mais de 20 anos, ocupou uma das cadeiras do Conselho de Administração do Clube no biênio 2013/2014, na condição de Vice-Presidente. Presidente do Grêmio (2015/2016) onde consagrou-se Pentacampeão da Copa do Brasil em 2016, sendo reeleito (2017/2019), quando foi Tricampeão da Copa da Libertadores da América, Bicampeão da Recopa Sul-Americana e Bicampeão Gaúcho. Em outubro deste ano, foi aclamado Presidente do Clube no Triênio (2020/2022).

SÉRGIO PINTO MARTINS

Desembargador do TRT da 2ª Região, Diretor da Ejud 2 e Professor Titular de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da USP.